Ao fim de junho, o tradicional Mozilla Firefox lançou sua mais nova versão: o Firefox 102.0, que corrigiu bugs de sua versão anterior e tornou sua interface mais amigável de modo geral.
Entretanto, a atualização do Mozilla tem como proposta uma navegação em que o usuário se sinta mais livre, com sua privacidade mais resguardada – sendo menos impactado por pop-ups e menos trackeado por mecanismos de acompanhamento. Entre as features que apresentam esse propósito, o novo Mozilla Firefox é capaz de remover o rastreamento de URLs parametrizadas.
E o que isto pode significar na prática?
Impacto das restrições do Firefox 102.0
Apesar de hoje ocupar uma fatia consideravelmente menor da navegação na internet que no passado, tendo sido ultrapassado pelo Microsoft Edge e o Safari nos últimos anos, o Mozilla Firefox ainda possui uma parcela cativa de usuários suficiente para ser levada em conta.
Atualmente, segundo a consultoria internacional Statcounter, o Firefox é o 4º navegador mais utilizado no mundo (5º no Brasil), com 3,29%. Se levarmos em conta que temos mais de 4 bi de usuários na internet, como aponta o estudo Digital 2022: Global Overview Report, estamos falando de centenas de milhares de pessoas que ainda utilizam o Firefox e podem impactar seu negócio, uma vez que estarão fazendo uso dessas medidas restritivas oferecidas agora pelo Mozilla.
O que o novo Firefox está restringindo?
As novas medidas do Firefox 102.0 podem restringir o rastreamento feito por meio de plataformas como o Facebook, Marketo, Olytics e HubSpot.
O Facebook, por exemplo, utiliza o parâmetro fbclid para links outbound, como ilustrado abaixo:
Uma vez habilitado, o novo recurso ‘Query Parameter Stripping’ do Firefox remove automaticamente vários parâmetros de consulta como este, usados para rastreamento de URLs quando você os abre – seja clicando em um link ou simplesmente colando a URL na barra de endereço.
Os parâmetrox removidos pelo novo Firefox são:
- Olytics: oly_enc_id=
- Drip: __s=
- Vero: vero_id=
- HubSpot: _hsenc=
- Marketo: mkt_tok=
- Facebook: fbclid=, mc_eid
O que fazer para contornar a remoção de parâmetros no Mozilla Firefox?
Fique tranquilo: esta é uma situação contornável para quem precisa acompanhar os dados dos usuários do Firefox. Eles são tão importantes para o seu negócio quanto usuários vindos dos outros navegadores; por isso mesmo, a Stalse não vai deixar de te ajudar nessa questão.
A primeira boa notícia é que, como mencionamos acima, está feature de remoção é um “ativável”, ou seja, funciona quando o indivíduo ativar. Portanto, nem todos os usuários do Firefox possuem tal restrição ativa neste momento.
Porém, você pode e deve se precaver para que não perca nenhum dado dos usuários que hoje utilizam o Mozilla. Há outras formas de rastreá-los, e é para isso que estamos aqui!
Entre em contato com a Stalse para entender como configurar esse rastreamento para suas campanhas agora. Fale com nossos especialistas!
Clique aqui para ver mais conteúdos do nosso blog.