um fundo azul com um notebook a frente. a imagem ilustra vagamente ferramentas de web analytics

5 ferramentas de web analytics que implementamos além do GA

Nem só de Google Analytics vive o universo de dados. Conheça 5 ferramentas de web analytics que também implementamos na Stalse

Qual a primeira ferramenta que vem à sua mente quando falamos em análise de dados? Sua resposta a essa pergunta provavelmente é o Google Analytics — afinal é a plataforma mais popular do mercado, é gratuita e conta com um leque completo de soluções. Mas você conhece outras ferramentas de web analytics?

Por mais dominante que o Google Analytics seja no mercado — segundo o site 6Sense, o GA conta com 89% do market share do setor —, ele está longe de ser a única opção para quem quer explorar o universo dos dados e trazer resultados eficientes aos seus negócios digitais. 

Nos últimos anos, diversas empresas têm enxergado a oportunidade de desenvolver suas próprias soluções de web analytics. Esta oportunidade existe por uma demanda cada vez maior de relatórios personalizados e que vão de encontro às necessidades específicas dos mais variados tipos de negócios digitais hoje existentes. Demanda que, inclusive, cresceu com o avanço exponencial dos aplicativos, que, muitas vezes, são a única plataforma digital de determinadas empresas.

Logo, foram surgindo ferramentas de web analytics menos generalistas (sim, de certa forma, pode-se dizer que o Google Analytics, mesmo o GA4, ainda é uma plataforma generalista) e mais específicas, destacadas por possuir um ou mais recursos avançados para uma determinada finalidade. Há, por exemplo, ferramentas que são mais aprofundadas em soluções para marketing digital, enquanto outras focam em mais opções de atribuição ou de customização de relatórios, dashboard e coleta de dados.

Sempre de olho no mercado, a Stalse acompanha de perto o progresso destas diferentes soluções e como utilizá-las nos negócios digitais. Por isso, destacamos aqui 5 ferramentas de web analytics com as quais também trabalhamos além do Google Analytics.

Veja abaixo quais são elas, suas diferentes características e especificidades.

Conheça 5 ferramentas de web analytics que podemos implementar para você

A relação de plataformas que destacamos abaixo são consideravelmente distintas entre si. Mas, em comum, são todas consideradas soluções promissoras de mercado, escaláveis e que podem tranquilamente ser uma opção para quem quer deixar o Google Analytics. 

1. Amplitude Analytics

É possivelmente a mais famosa alternativa ao Google Analytics. Trata-se de uma plataforma integrada que conecta, em um único ecossistema, aplicativos, servers, ferramentas e warehouses. Destaca-se pela riqueza em insights para marketing digital, além dos diversos recursos e suporte. 

  • Principais soluções: análise aprofundada da jornada do usuário, testes em escala, união de dados entre equipes, dados de autoatendimento com uso de IA, muitas integrações, comparativo de mercado para produtos, glossário, central do desenvolvedor, comunidade.
  • Recursos de destaque: blog, glossário, centro de recursos, comparativos de mercado, comunidades, eventos, central do desenvolvedor e academia para desenvolver profissionais para a plataforma.
  • Possui plano gratuito: sim.

2. Adobe Analytics

Plataforma oficial de web analytics que integra o Adobe Experience Cloud, é, também, uma das alternativas mais robustas (como todo produto Adobe). Tem como uma de suas principais características a análise preditiva e apoio ao marketing digital. Traz relatórios versáteis e detalhados, com diversas possibilidades de atribuição.

  • Principais soluções: segmentação avançada, visualizações de dados em tempo real, públicos compartilhados, análise de canais digitais emergentes, atribuição de mídia paga, própria e adquirida a nível de detalhe, análise preditiva via IA e machine learning. Integração com demais produtos Adobe, como o Target, para experimentação e realização de testes A/B, gerenciamento de conteúdo e de experiências, profundidade da jornada do cliente.
  • Recursos de destaque: cases de sucesso, aprendizado e documentação, parceiros, suporte dedicado.
  • Possui plano gratuito: somente demo.

3. Matomo

Uma ferramenta pensada com um cuidado especial para a gestão de LGPD. O Matomo garante 100% de privacidade dos dados aos seus usuários — inclusive posiciona-se como um antagonista ao Google Analytics neste quesito. A plataforma garante que, após o download, o usuário terá total propriedade de seus dados, uma vez que o Matomo está hospedado em seus próprios servidores.

Ele também conta com uma ótima interface para visualização dos relatórios.

  • Principais soluções: análise 360, análise de intranet, rastreamento sem cookies, multi-atribuições, log analytics, ausência de limitações, importação de dados do GA e rastreamento de dados pessoais em acordo com a lei, plataforma open source.
  • Recursos de destaque: blog, cases, integrações, suporte dedicado.
  • Possui plano gratuito: sim.

4. Piwik Pro

Uma das opções mais modernas e com alto grau de customização dos relatórios, tendo expertise em web e apps. Também permite diferentes fluxos de análise para times distintos, sendo ótima opção corporativa. 

Assim como o Matomo, ressalta a privacidade do usuário como uma de suas premissas. Se coloca como um concorrente direto dele e do Adobe Analytics.

  • Principais soluções: análise para web e dispositivos móveis, análise para equipes de produtos, gerenciamento de tags, ativação de produtos, análise compatível com HIPAA.
  • Recursos de destaque: biblioteca de conteúdo, seminários on-line, cases, glossário, fórum da comunidade, desenvolvedores e API.
  • Possui plano gratuito: sim.

5. Mixpanel

Talvez a plataforma mais diferente entre as aqui elencadas, tanto em termos de funcionalidades quanto (e especialmente) em layout. Possui diferentes soluções e é uma das opções mais interativas. Também permite um grau bem avançado de acompanhamento de usuários.

Seu foco é na visualização personalizada dos dados, permitindo a construção de dashboards avançados e dedicados aos diferentes negócios.

  • Principais soluções: análise customizada, foco em mobile, escalonamento, plataforma amigável para desenvolvedores, diversidade de integrações, criação de novas integrações, segurança de dados e documentação.
  • Recursos de destaque: comunidade, slack, eventos, programa para startups, expert dedicado para empresas parceiras.
  • Possui plano gratuito: sim.

Como pode ser visto, estas cinco diferentes ferramentas de web analytics podem auxiliar seu negócio em mais de uma frente e trazem soluções completas e avançadas (algumas bem mais que o Google Analytics). 

Que tal conhecer melhor estas plataformas e ver na prática o potencial delas em alavancar seu negócio digital? Conte com a Stalse para isso! Clique aqui e entre em contato conosco agora mesmo.

Não deixe também de conferir aqui no blog: glossário e web analytics e guia de boas práticas de web analytics.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to top