Com o fim do Google Optimize, quais soluções podem te ajudar na realização de testes A/B?
É oficial. Desde o último sábado (30/09), o Google Optimize e o Optimize 360 foram descontinuados pelo Google. Com isso, os experimentos e personalizações presentes na plataforma foram encerrados.
Se você foi pego de surpresa, entretanto, não foi por falta de aviso. O anúncio foi feito em janeiro, ou seja, há pelo menos nove meses. Também fizemos este mesmo lembrete aos nossos seguidores em nossas redes sociais.
Caso você tenha se preparado ou não, podemos antecipar, porém, que há luz no fim do túnel; existem alternativas ao Google Optimize. Mas, antes, é importante falarmos do que levou ao encerramento deste recurso e quais seus impactos.
Por que o Google Optimize acabou?
De acordo com o Google, a decisão partiu da ideia de investir em mais integrações de testes A/B terceirizados com o Google Analytics 4.0. para atender melhor todos os tipos de empresas.
Importante ressaltar que, por ser gratuito, muita gente via o Optimize como uma ferramenta somente para pequenas e médias empresas, talvez não atendendo grandes companhias de forma satisfatória. Logo, parece, também, uma medida que tem como cunho final trazer rentabilidade ao Google através desta mudança de rota.
O Google afirmou que o Optimize não contava com muitos dos recursos e serviços que os clientes demandam para fazer experimentos. Logo, admitiu uma defasagem (proposital ou não) em seu produto. Vale lembrar que o Optimize foi lançado há mais de cinco anos.
Entre as defasagens apontadas pelos usuários do Optimize (no que tange à versão gratuita) estão seu limite de experimentos e de personalizações, dois fatores que, consequentemente, limitavam muito a recorrência e variedade de testes – e posteriormente a qualidade de seus resultados.
O limite de cinco testes e de somente dez personalizações, realmente, era um delimitador para muitas empresas que buscavam testes mais profundos e assertivos. Outro ponto discutido era, na versão free, a ausência de utilização de públicos customizados a partir de dados do Google Analytics.
Levando em conta que vivemos a era da experiência customizada e da análise do usuário de modo cada vez mais individual, personalizado, essas limitações nos testes iam cada vez mais na contramão das necessidades de mercado.
Ainda é possível acessar os dados no Google Optimize?
Infelizmente não. Até 30 de setembro era possível exportar os dados do relatório do Optimize, ou mesmo acessar os dados brutos históricos pela API Data do Google Analytics.
Do mesmo modo, se você possuía um contrato ou pedido ativado para o Optimize 360, eles também foram encerrados no último dia 30.
O Teste A/B do Firebase vai continuar existindo?
Sim. Embora o recurso utilize a infraestrutura do Optimize para computação de inferência, o Google garante que o recurso não será afetado por essa desativação.
Como ficarão os testes no Google Analytics?
Como dito acima, o Google pretende expandir e otimizar suas integrações no GA4. Atualmente, o Google colabora em integrações com os seguintes provedores de testes A/B:
- AB Tasty
- Optimizely
- VWO
Essas APIs serão disponibilizadas publicamente para que todos os usuários possam integrar a ferramenta de testes A/B ao Google Analytics nos próximos meses.
Qual o impacto do fim do Google Optimize?
Como vimos, o próprio Google parece nos direcionar ao que será a tendência do mercado a partir daqui: realizar testes A/B exigirá investimentos.
O fim do Optimize marca um divisor de águas neste quesito; as empresas serão forçadas a buscar alternativas pagas, mas que, consequentemente, poderão trazer resultados melhores e mais efetivos. Isso também impulsionará os fornecedores a proporcionar testes cada vez mais personalizados e com a menor limitação possível aos usuários. O que, consequentemente, pode criar uma cultura analítica mais desenvolvida e ampla no mercado.
Que tal falarmos dessas alternativas?
Quais as alternativas ao Google Optimize?
Elas são diversas e podem oferecer recursos muito ricos para seu negócio. Nem todas exigem investimento, mas também possuem suas devidas limitações.
Aqui na Stalse temos acompanhado de perto o mercado e suas soluções. Entre elas, destacamos seis diferentes alternativas:
- VWO: plataforma desenvolvida pela Wingfy, é considerada o principal sucessor do Optimize e possivelmente o mais completo. É uma das soluções que já possui integração com o GA4 e tem como principais características o alto nível de personalização dos testes. Possui um plano de entrada gratuito.
- Optimizely: também integrado ao GA e ao Microsoft 365, tem como principal argumento o foco na otimização do conteúdo a nível multicanal e em seu ciclo de vida como um todo.
- Croct: trata-se de uma ferramenta nacional e possivelmente a mais jovem das opções listadas. fornece uma opção demo e permite criação de conta gratuita. É considerada uma ferramenta promissora e tem como ponto forte seu grau de personalização, além de fácil implementação.
- Convert: também integrada ao GA, além de outras como Hotjar e WordPress. Seu preço é competitivo e possui alto grau de entregabilidade e suporte ágil (em inglês).
- Insider: possui um recurso de IA integrado e também é forte em personalização. Suas funcionalidades de teste A/B, entretanto, não são nativas.
- CrazyEgg: solução também bastante conhecida como alternativa ao GO, é integrado ao Google Analytics e tem um custo módico se comparado aos seus demais concorrentes.
Qual destas opções é a melhor alternativa?
Essa respostas vai depender de alguns fatores: seu budget para investir, necessidades principais e nível de profundidade que pretende para seus testes, relatórios e personalizações.
Para te ajudar a observá-las e compará-las, levantamos um quadro com as principais características de cada uma delas lado a lado:
Quer saber como implementá-las e utilizá-las para suprir o Optimize? Conte com especialistas; conte com a Stalse! Entre agora mesmo em contato com nossos especialistas clicando aqui.
Confira também em nosso blog: GA4 – Caminhos de Conversão e seus pontos de contato.