Sabe o que significa CRO em Web Analytics? Entenda o que diz respeito a essa métrica e qual sua importância
Converter leads em clientes é o grande desafio de quem possui um negócio em ambiente digital. Mensurar as conversões, portanto, é fundamental, e para isso é necessário acompanhar as métricas corretas – eis então, por exemplo, a importância de entender o CRO em Web Analytics.
Se você nunca ouviu esse termo, fique tranquilo: vamos te explicar e exemplificar. Afinal, é somente compreendendo as métricas e seus conceitos e o que cada uma é capaz de entregar que podemos, por fim, medir corretamente o sucesso de qualquer projeto digital.
Vamos começar, então, pelo conceito de CRO.
O que é CRO?
A sigla vem do inglês Conversion Rate Optimization. CRO significa, portanto, Otimização da Taxa de Conversão. Trata-se, portanto, de um conceito que representa a estratégia (ou um conjunto delas) para se melhorar a métrica da Taxa de Conversão. E, consequentemente, de como otimizar seus investimentos para trazer mais resultados.
Falando de forma bastante ampla, em marketing digital, ao falarmos de CRO estamos pensando essencialmente na qualificação de visitantes e mesmo daqueles que se tornam leads, mas que não chegam de fato a se converter em clientes.
Qual a importância do CRO?
Todo tráfego de um site, mesmo de forma orgânica, tem um custo – seja ele de hospedagem, manutenção, ou mesmo investimentos de comunicação, design e muitos outros. Logo, saber o que fazer com sua plataforma é muito importante para atingir os objetivos de marketing e vendas.
O CRO existe para garantir que seu tráfego seja trabalhado o máximo possível a converter vendas, tornando a experiência do usuário em seu negócio mais positiva, objetiva e rentável.
Entre os objetivos de se trabalhar o CRO estão:
- Economiza tempo e dinheiro: talvez o mais óbvio, mas é sempre válido reforçar que quanto maior sua taxa de conversão, maior suas chances de atingir suas metas e trazer mais receita ao seu negócio.
- Mais resultados sem mais trabalho: é possível gerar mais conversão com testes e otimizações sem que, necessariamente, você tenha que despender mais trabalho ou demandas para isso.
- Aumento do ticket médio: com a análise de dados, você pode tornar a compra de seu usuário mais intuitiva e, inclusive, mais lucrativa – sem precisar necessariamente aumentar preços, mas sim conseguir fazer a oferta certa no momento certo.
Como estes benefícios podem ser alcançados? É aí que entra a importância do Web Analytics.
O que é CRO em Web Analytics?
Quando falamos em CRO em Web Analytics, estamos falando da estratégia de otimização da taxa de conversão por meio da análise de métricas e o refinamento de seu negócio digital a partir disso. Para não dizer que falamos difícil, é mais fácil exemplificarmos.
Supomos que você tenha uma loja virtual. Para analisarmos sua conversão, será necessário entender quais as etapas do funil que o usuário atravessa no seu site desde a chegada até a finalização da compra/aquisição do serviço.
Muitas lojas virtuais funcionam dessa forma: há uma home com destaques de ofertas e principais produtos ou serviços > as seções de cada categoria > seção do produto em si e a possibilidade de colocá-lo no carrinho > e, somente então, é exigido um cadastro. As etapas seguintes após o cadastro são a forma de pagamento, confirmação dos dados e, enfim, a compra.
De modo geral, neste tipo de estrutura, a compra é considerada a conversão; mas, no meio do funil – o momento em que é exigido o cadastro – obtém-se um lead mais qualificado; ainda que este usuário não compre naquele momento, ele deixou uma série de dados com você.
A partir daí, há uma série de métricas que podem ser analisadas a partir de diferentes etapas do funil. Tempo médio de visita e número de sessões, por exemplo, podem te dar uma visão de como está a navegação dos usuários – se eles passam muito ou pouco tempo no seu site, se costumam visitar mais de uma seção ou produto, etc.
Cruzando o número de cadastros com o número de visitantes diários pode se obter uma média de quantas pessoas que entram no site demonstram real interesse de compra. Da mesma forma, entender quantas pessoas que avançam no cadastro contra o número de pessoas que concluíram a compra podem te indicar alguma espécie de gargalo na conversão – um formulário muito extenso ou ausência de algum método de pagamento, por exemplo, o que pode ser mensurado em eventos no Google Analytics.
Inclusive, não deixe de conferir nosso post sobre 5 métricas para ecommerce fundamentais.
Usando o Web Analytics para o CRO
Partindo da análise destas métricas e suas diversas possibilidades, a estratégia de CRO pode ser executada com uma série de medidas. Uma das mais comuns são os testes A/B. Você pode testar layouts ou disposições diferentes dos seus produtos e seções na loja virtual e observar o comportamento dos usuários até a conversão.
Observar o comportamento de visitantes recorrentes também, por meio do tagueamento, pode abrir um leque de oportunidades, como, por exemplo, sugerir para ele, na etapa do checkout, produtos similares ou complementares aos que ele está adquirindo.
Estas são duas diferentes medidas que podem influenciar diretamente a Taxa de Conversão; a primeira, permitindo que custos no site sejam melhorados ou mesmo reduzidos, e a segunda, aumentando o ticket médio de compra do usuário.
Há, ainda, medidas indiretas que vão impactar a conversão. Melhora do tempo de carregamento, facilidade na transação, logins e cadastros simplificados são ações que podem ser tomadas a partir da análise das métricas de navegação e que podem tornar a experiência do usuário muito melhor e, consequentemente, recorrente. As possibilidades são diversas.
Quer contar com uma estratégia de CRO baseada em dados para alavancar de vez suas conversões? Conte com especialistas. Clique aqui e entre em contato com a Stalse!
Confira também nosso Glossário de Web Analytics clicando aqui.