Google anuncia fim de relatórios e funcionalidades do Google Search Console; saiba quais
Se você possui um negócio em ambiente digital, sabe que acompanhar a performance do seu site é fundamental para se obter os melhores resultados. Nesse sentido, o Google Search Console é possivelmente a plataforma mais completa e também mais popular, muito em virtude de seus relatórios super completos e, especialmente, por ser gratuito.
Ele conta com diversas funcionalidades – das quais falaremos mais abaixo – permitindo que os proprietários possam entender a fundo o comportamento dos usuários, além de trazer apontamentos técnicos importantes que podem ajudar um site a funcionar melhor e a ser encontrado nos buscadores. Porém, o Google anunciou recentemente em seu blog oficial que alguns destes recursos serão descontinuados a partir de 1º de dezembro.
Antes de nos aprofundarmos, vamos entender o que é o Search Console, seu potencial e o como ele tem atuado na otimização de SEO dos sites.
O que é o Google Search Console?
O Google Search Console é uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google que ajuda a monitorar e melhorar a presença dos sites nos resultados de pesquisa ao fornecer insights valiosos.
Ele surgiu em 2005, com o nome de Google Sitemaps. Seu objetivo original era ajudar os webmasters a informar ao Google sobre o conteúdo de seus sites. Em 2006, o Google Sitemaps foi substituído pelo Google Webmaster Tools, que oferecia mais recursos e funcionalidades, como a verificação de indexação, a análise de erros e a solicitação de reindexação.
Em 2015, por fim, o Google Webmaster Tools foi renomeado para Google Search Console. A mudança de nome refletiu a evolução da plataforma, que passou a oferecer um leque maior de recursos para ajudar os proprietários a melhorarem a presença de seus sites nos resultados de pesquisa do Google.
Com o Search Console, é possível:
- Verificar se o Google pode encontrar e rastrear seu site;
- Corrigir problemas de indexação e solicitar a reindexação de conteúdo novo ou atualizado;
- Entender como os usuários encontram seu site;
- Ganhar insights sobre o desempenho de seu site na Pesquisa Google.
Exemplo de painel do Google Search Console
Como o Google Search Console pode melhorar o SEO de um site?
O que torna o Google Search Console tão valioso é sua capacidade de oferecer uma variedade de ferramentas e relatórios que podem ser usados para melhorar o SEO (Search Engine Optimization) de um site. Ou seja, ele apresenta informações detalhadas sobre o que é necessário para que seu site apareça nas primeiras posições do Google.
Ele oferece relatórios diferentes do Google Analytics, e o uso de ambos pode e deve ser complementar. Por exemplo, o GA registra a data e a hora dos dados em cada vista de acordo com o fuso horário identificado nas configurações; já o Search Console coleta os dados independentemente da ativação do JavaScript.
Algumas das otimizações de SEO que podem ser feitas com o Search Console incluem:
- Verificar o status de indexação do site. Acesse a seção Rastreamento do Search Console para ver quais páginas do seu site estão indexadas pelo Google. Se você encontrar páginas que não estão indexadas, pode enviar um pedido de indexação.
- Corrigir erros de indexação. Acesse a seção Problemas de indexação do Search Console para ver se há erros que estão impedindo que o Google indexe seu site corretamente.
- Acompanhar o desempenho do site. Acesse a seção Desempenho do Search Console para ver como os usuários encontram seu site e como eles interagem com ele. Esses insights tem o objetivo de melhorar a experiência do usuário, o que é fundamental para o desempenho do site na Pesquisa Google.
Entre outras funcionalidade valiosas da ferramenta, estão:
- Otimização para dispositivos móveis: Permite ver como o site está performando em dispositivos móveis, o que torna a análise mais abrangente (e completa).
- Dados estruturados: Permite adicionar dados estruturados ao site para melhorar sua aparência nos mecanismos de busca.
- Alertas: Permite receber notificações sobre problemas ou mudanças no site.
O vídeo abaixo apresenta cinco motivos pelos quais, se você ainda não o faz, deveria utilizar o Search Console para o seu site:
Quais recursos do Google Search Console serão encerrados em dezembro?
A partir de 1º de dezembro de 2023, o Google vai desativar três recursos do Search Console: o relatório Usabilidade em dispositivos móveis, a ferramenta de teste de compatibilidade com dispositivos móveis e a API Mobile-Friendly Test.
Ou seja, os três recursos que serão descontinuados estão ligados à experiência mobile – algo hoje considerado primordial para qualquer site. Para se ter ideia, segundo o Digital 2023: Global Overview Report, o mobile representa 59% do tráfego na internet, enquanto o desktop fica na casa dos 38,99%, e os 2% restantes são distribuídos entre tablets e outros aparelhos.
Mas então por que o Google está encerrando estas funcionalidades tão importantes?
A descontinuação das funcionalidades supracitadas é decorrente do surgimento de outros recursos capazes de realizar as análises, como o Lighthouse do Chrome, por exemplo.
Ainda, nos próximos meses, o relatório de experiência na página do Google Search Console deverá ser convertido em uma nova página, que incluirá um link direcionando para orientações gerais sobre experiência do conteúdo e também, terá uma visualização do painel dos relatórios do Core Web Vitals e HTTPS que permanecerão no painel.
Ou seja, mais uma vez, as mudanças propostas pelo Google tratam-se, sobretudo, de diretrizes relacionadas a suas extensões e às testagens e introdução de novas interfaces nos produtos já existentes – algo bem comum se tratando da big tech.
Há outros recursos previstos a serem desativados?
No dia 8 de novembro de 2023, o Google também afirmou que irá desativar o filtro “Boa” do aspecto da pesquisa sobre a experiência na página do Relatório de performance, uma vez que a experiência na página evoluiu para incluir mais aspectos do que apenas as Core Web Vitals e o HTTPS.
Para que haja tempo para o ajuste das suas chamadas de API, a compatibilidade com esse filtro do aspecto da pesquisa na API Search Console será removida em 180 dias a partir da data de anúncio (ou seja, em meados de maio de 2024).
Como estas mudanças, como posso medir a experiência mobile do meu site?
Não se preocupe: o encerramento destas funções não significa o fim da experiência mobile do seu site no Search Console. A nova interface da plataforma, que deve entrar em vigor quão logo as mudanças forem feitas, tornará mais intuitiva a medição não só do acesso mobile, mas da experiência de conteúdo como um todo. E ainda, como citado acima, é possível entrar em um nível de aprofundamento maior por meio do Lighthouse, uma ferramenta de código aberto perfeita para programadores.
Quer saber como extrair o melhor do Search Console, do Lighthouse e de como o SEO pode impulsionar o seu negócio no ambiente digital? Fale agora mesmo com a Stalse clicando aqui!
Não deixe de conferir também aqui no blog: 5 ferramentas de web analytics que implementamos além do GA