Se você possui um negócio e busca alavancar suas vendas por meio do marketing digital sabe que uma boa estratégia e gestão de leads é indispensável para se conquistar cliente em potencial. Aqui na Stalse falamos frequentemente sobre a importância de uma boa gestão de CRM, e ela começa pela geração de leads.
Há diversas formas de se iniciar uma estratégia de geração de leads, mas nem todas elas são simples. Por isso, hoje vamos falar sobre uma das mais práticas disponíveis no mercado: o Google Lead Form, extensão do Google Ads criada para a captação de potenciais clientes.
O que é o Google Lead Form?
O formulário de leads é uma extensão do Google Ads criada com o intuito de fazer com que as pessoas enviem informações diretamente em um formulário no seu anúncio. Ou seja, ela não precisa visitar uma segunda página para que ela forneça as respostas que você precisa.
Esta extensão de anúncio é um excelente recurso para quem deseja, por exemplo, obter informações de hábito de consumo mais específicas de um público (ex: perfil mais detalhado de x estudantes de um curso, entender como y pessoas utilizam determinada plataforma, etc). É um formato que se apresenta menos invasivo e que, portanto, tende a possuir menos rejeição dos usuários.
São algumas vantagens do Google Lead Form:
- Gerar leads mais qualificados para impulsionar as vendas do seu negócio;
- Possuir fácil preenchimento, evitando evasão do usuário;
- Direcionar os leads para seu funil de marketing, obtendo mais conversões;
- Encontrar e interagir com pessoas realmente interessadas no que seu negócio tem a oferecer;
- Poder integrar os leads com os mais diversos tipos de CRM.
Como funciona o Google Lead Form?
O Lead Form é apresentado ao usuário por meio de um call-to-action (uma chamada de ação que você deve customizar). A partir do clique, o formulário é exibido dentro deste mesmo anúncio, que é preenchido previamente com as informações Google da conta em que ele estiver logado (ex: e-mail) + os campos a preencher que você desejar utilizar.
Para utilizar o Lead Form, você deve criar uma extensão de Formulário de Leads no Google Ads e adicioná-la a uma campanha já existente. Essa extensão pode ser utilizada em campanhas Discovery, pesquisa, vídeo e Display.
Um dos exemplos mais comuns de ativação, inclusive, são vistos no formato de anúncio TrueView do YouTube, quando o usuário é impactado por um breve formulário relacionado a algum tipo de serviço que tenha conexão com o tema do vídeo em questão.
Quanto à gestão dos contatos, é possível fazer o download dos leads em um arquivo CSV ou criar uma integração para recebê-los diretamente no seu sistema de gestão de relacionamento com o cliente (CRM).Voltamos, então, ao tópico principal deste texto: como integrar os leads obtidos via Lead Form ao CRM? Ou melhor: qual a forma mais adequada de fazê-lo?
Como enviar os leads do Google Lead Form para o meu CRM?
Ok, sua campanha com extensão de formulário de leads no Google Ads já está a todo vapor e os leads começam a chegar. Qual o melhor caminho para tratá-los e integrá-los ao seu CRM?
Como mencionamos acima, os dados podem ser exportados e você pode enviá-los manualmente, mas, certamente, este não é modo mais ágil nem o mais adequado. Somos sempre favoráveis à automação, especialmente porque ela vai te trazer agilidade – o que é fundamental para trabalhar esses clientes potenciais sem perder o timing.
Se a ideia de automatizar todos esses potenciais clientes te assusta ou parece complicada a princípio, não se preocupe: a integração por meio do webhook (método que permite que uma API receba e envie informações em tempo real sempre que um evento acontece) vai resolver os seus problemas.
Aqui na Stalse, desenvolvemos nossa própria metodologia via webhook para conectar os leads vindos do Google Lead Form ao seu banco de dados. Ela garantirá que você não perderá tempo filtrando leads e mais leads enquanto já poderia estar convertendo diversos deles em clientes engajados para seu negócio.
Quer saber como ela funciona? Entre agora em contato com a gente!
Veja mais conteúdos em nosso blog clicando aqui.